Como limpar seu ventilador de caixa

Quando o calor do verão aumenta, você sabe que é hora de colocar ar condicionado, ventiladores e chá gelado doce. É sempre uma boa ideia certificar-se de que seus condicionadores de ar estão funcionando bem e prontos para funcionar, e nunca é uma má ideia limpar o ventilador da caixa. Leia as instruções sobre como limpar o ventilador da caixa em questão de minutos, para que funcionem como novos!

Um ventilador de caixa um pouco sujo

Embora possa não parecer sujo, este ventilador ainda está sujo o suficiente para garantir uma limpeza completa para melhorar seu desempenho.

Por que você deve limpar o ventilador da caixa?

Todos os anos, milhares de ventiladores de caixa são jogados fora porque não empurram tanto ar como antes, jogam poeira na cara de seus proprietários quando colocados em alta velocidade ou têm um motor queimado por estar entupido de poeira e superaquecimento como resultado. Não negligencie seu ventilador de caixa!

Com apenas um pouco de manutenção rápida e carinho e cuidado, você pode fazer seu ventilador durar mais e não soprar poeira no ar toda vez que for ligado.

Os próprios ventiladores de caixa são aparelhos muito simples: cabo, motor, interruptor, pás do ventilador, duas grades de plástico e uma estrutura de metal / plástico que mantém tudo junto. Não há muito que possa dar errado, contanto que seja cuidado. Preguiça e negligência é o que acontece quando a poeira se acumula a ponto de restringir severamente o fluxo de ar através do ventilador, revestir o motor do ventilador e fazer com que ele trabalhe mais do que deveria, chegando ao ponto em que o motor superaquece e se queima . Não é apenas um risco de incêndio, mas também um desperdício de dinheiro estúpido.

Quais ferramentas você precisa?

Limpar um ventilador de caixa requer apenas ferramentas bastante simples que podem ser encontradas na maioria das residências:

• Chave de fenda Phillips de quatro vias
  • Mangueira de jardim com pulverizador (chuveiro removível com configuração de pulverização de alta velocidade)
  • Pano / pano limpo e úmido
  • Aspirador de pó
  • Opcional: limpador de cachimbo de cerdas duras
  • Opcional: lata de ar comprimido ou espanador de gás

Como limpar seu ventilador de caixa

Estas etapas simples irão guiá-lo através do processo:

1. Desconecte o ventilador de sua fonte de alimentação

A primeira coisa que você deve fazer é desconectar o plugue de alimentação da tomada elétrica, caso ainda não tenha feito isso. Não estamos tentando nos matar aqui!

2. Remova as grades

Em seguida, pegue uma chave de fenda Phillips de quatro vias. A maioria das ventoinhas tem 12 parafusos que prendem as grades frontal e traseira ao gabinete, seis na frente e seis atrás. Remova todos os parafusos que prendem as grades e coloque os parafusos em algum lugar onde não se percam. Retire as grades do ventilador.

Frente da caixa do ventilador com grades removidas.

3. Limpe as grades

Você pode limpar as grades borrifando-as com um pulverizador de mangueira de jardim ou levando-as a uma banheira ou chuveiro e usando um chuveiro removível ajustado para a pressão mais alta para enxaguar as grades.

Dependendo de quão suja a sua caixa de ventoinha estava inicialmente, você pode ver que as grades do ventilador ficam alguns tons mais brancas. A menos que você tenha cabelos longos ou cachorros, isso deve ser bom o suficiente para retirar a maior parte da sujeira e da poeira das grades do ventilador. Se o seu ventilador coletou alguns fios de cabelo, provavelmente eles se enrolaram nas ranhuras da grade. Em caso afirmativo, puxe-os para fora, bem como qualquer aglomerado de poeira preso. Quando terminar, agite-os para remover a maior parte da água e deixe-os secar.

4. Limpe as pás do ventilador e o motor

Para limpar as pás da ventoinha e o motor, comece retirando o pó do próprio motor. Existem ranhuras na parte traseira do motor onde provavelmente uma boa quantidade de poeira se acumulou. Pegue uma mangueira de aspirador de pó com um encaixe para fendas e aspire o pó do motor.

Mesmo que a ferramenta para fissuras seja pequena o suficiente para caber nas ranhuras, NÃO a empurre para dentro do motor. Não queremos danificar o enrolamento de cobre dentro do motor e causar curto-circuito e pegar fogo quando o reconectamos e ligamos.

Assim que o motor do ventilador estiver o mais limpo possível, pegue um pano úmido - mas não gotejante - e limpe a frente, a traseira e as bordas das pás individuais do ventilador para remover qualquer aglomerado ou camada de poeira. Em seguida, limpe o interior da caixa do ventilador, pois a poeira pode ter se acumulado lá também. Agora, deixe a caixa do ventilador secar.

5. Junte tudo de novo

Quando estiver seco, aparafuse as ventoinhas de volta ao gabinete, conecte a ventoinha e teste-a. Deve funcionar. Você pode notar que o fluxo de ar melhorou, especialmente se ele estava muito sujo antes de ser limpo.

Considere comprar um filtro

Algo que ajudará a manter seus ventiladores de caixa mais limpos por mais tempo são os filtros projetados para prender na parte de trás do ventilador de caixa (de onde o ar é aspirado). Eles capturam partículas de poeira e cabelos e evitam que entrem no ventilador, para começar. Basta ter em mente que, como os filtros de HVAC ou de ar condicionado, eles devem ser substituídos de vez em quando ou quando ficarem muito sujos.

E se você achou isso útil, verifique meu artigo sobre limpeza de aparelhos de ar condicionado de janela. Com condicionadores totalmente funcionais e ventiladores que fornecem ar puro, você estará pronto para enfrentar o calor do verão!

Assista o vídeo: O QUER FAZER QUANDO O SEU VENTILADOR ESTA TRAVANDO (Julho 2022).

1. Verne

Você não está certo. tenho certeza. Escreva-me em PM.

2. Dujind

What a phrase ... super, great idea

3. Chimera

Eu realmente gostei!

4. Eu acho que é um fracasso sério.

5. Leigh

O silêncio começou :)