4 maneiras de nutrir seu solo durante a seca

Se você já plantou um jardim ou tentou cultivar uma safra, sabe como pode ser desafiador manter as plantas produtivas quando chega o tempo seco. Quando a chuva dá lugar a semanas aparentemente intermináveis ​​de sol e calor, sua taxa de crescimento diminui drasticamente e, apesar de seus esforços para mantê-las úmidas, as plantas podem sofrer severamente com a falta de umidade.

Felizmente, você pode usar várias técnicas para proteger o solo e as plantas durante uma seca. Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a começar.

1. Aplique cobertura no solo

Aplicar cobertura morta ao redor das plantas pode ajudar muito a reter a umidade do solo. Durante uma seca, o ar seco pode tirar a umidade do solo por meio da evaporação, mas o mulch pode funcionar como uma barreira. Na verdade, o mulching pode reduzir a perda de umidade por evaporação em até 50 a 75 por cento, o que o torna uma ferramenta extremamente valiosa.

Se o solo ficar muito quente, ingerir água pode se tornar um desafio para as raízes das plantas, causando ainda mais perda de umidade. A cobertura morta ajuda a minimizar esse problema, protegendo o solo do sol, baixando assim a temperatura.

2. Incentive minhocas

Mesmo que o seu jardim não esteja sofrendo com a seca, as minhocas são altamente benéficas. Os túneis que eles criam no solo ajudam a aerá-lo e permitem que a água da chuva penetre mais profundamente no solo. Além disso, as minhocas enriquecem os níveis de nutrientes no solo adicionando fósforo e potássio. O incentivo às minhocas agora ajuda a preparar o solo em caso de seca.

A maneira mais fácil de convidar as minhocas para o seu jardim é fornecer comida para elas. Material orgânico, como cobertura morta, composto ou até mesmo os restos de plantas do ano passado, pode estimular a atividade das minhocas.

3. Pare de cultivar

Você sabe aquela atividade exaustiva que você realiza a cada primavera, revolvendo o solo de seu jardim para eliminar ervas daninhas e preparar o terreno para uma nova safra de plantas? Bem, por mais benéfico que o cultivo pareça ser, na verdade é uma das piores coisas que você pode fazer pelo seu solo em tempos de seca.

Embora o cultivo do solo possa parecer deixá-lo solto e fofo (e o faz, até certo ponto), ele também degrada o solo de maneiras que tornam a absorção de água mais difícil. Ele quebra os túneis de solo criados pelas minhocas, eliminando esses canais de transporte de água do solo, e também faz com que uma camada de partículas minúsculas se desenvolva sobre o solo, o que pode impedir que a água penetre facilmente no solo e, eventualmente, faça com que fora.

Embora o solo arado possa ser fácil de trabalhar, o afrouxamento do solo pode, na verdade, levar ao aumento da evaporação da umidade, então resista aos períodos de seca desistindo de seus procedimentos anuais de cultivo.

4. Culturas de cobertura de plantas

Plantar safras de cobertura - plantas que "cobrem" o solo nos momentos em que as safras regulares ou as plantas não estão crescendo - pode ser uma ótima maneira de proteger o solo durante a seca As culturas de cobertura oferecem alguns dos mesmos benefícios que a cobertura morta, incluindo temperaturas mais baixas do solo e evaporação reduzida, enquanto também minimizam a erosão do solo e aumentam os nutrientes no solo para serem usados ​​por outras plantas.

Você pode escolher entre muitas culturas de cobertura, incluindo azevém anual, trevo vermelho e trigo sarraceno. Quando chegar a hora de plantar suas colheitas de primavera, corte suas colheitas de cobertura com um cortador de grama leve ou comedor de ervas daninhas (máquinas pesadas também não são boas para o solo!) E use os restos das colheitas de cobertura como cobertura morta.

Embora as secas ainda possam ser um desafio, os métodos acima para nutrir seu solo durante as secas devem ajudar muito em sua busca para produzir plantas e safras saudáveis, então, da próxima vez que o tempo seco chegar, você estará pronto!

Melhore ainda mais o seu solo com esta ajuda do nosso site:

• 6 problemas de solo e emendas para corrigi-los
  • Foliar Feed vs. Emenda do solo: qual fertilizante é melhor?
  • 7 passos para um solo mais saudável
  • Como ler seu teste de solo
  • Por que o solo é ótimo para as plantas? A resposta não é tão óbvia quanto você pensaria

As etiquetas cobrem colheitas, seca, agricultura, listas, solo

Assista o vídeo: Videoaula de Fertilidade do Solo - Correção da Acidez do Solo (Julho 2022).

1. Steadman

Esta opção não se encaixa em mim.

2. Muhunnad

3. Mokazahn